
Medo do fracasso, medo da rejeição, medo de não sermos suficientes.
O medo é uma emoção que nos acompanha ao longo da nossa vida. E se deixarmos, ficamos prisioneiras dele no que consideramos confortável e previsível, não alcançando o nosso verdadeiro potencial. Por um lado, não estás satisfeita com a tua situação atual, por outro lado tens medo de procurar algo melhor.
Mas, abraçando o medo, ele ajuda-nos a superar a frustração, a alcançar a vida que realmente queremos, encontrando satisfação e realização. Ele pode ser o nosso maior motivador.
Por que estou a viver com medo?
Para parares de viver com medo, deves entender a psicologia subjacente. Até certo ponto, o medo e a ansiedade são considerados saudáveis. A sua função é alertar-nos para uma ameaça potencial à nossa segurança física ou emocional. É uma resposta natural que ajudou os nossos antepassados a sobreviver, mas que hoje por vezes torna-se tóxica e crónica.
Chegou o momento de conheceres as tuas emoções e transformares a tua vida.

FALHAR É INEVITÁVEL. Aceita esta verdade, tu vais falhar. Muitas das vezes o sucesso encontra-se a seguir ao fracasso.
COMO PARAR DE VIVER COM MEDO
Vivendo com medo crónico, vives em constante ansiedade. A resposta ao medo torna-se num estilo de vida desadequado, influenciando tudo o que pensas, sentes e fazes. Viver com medo mantem-te num ciclo de derrota e frustração.
Existem muitas estratégias para parares de viver com medo, desde a meditação ao exercício físico ou à procura da ajuda profissional. Quando te comprometes a enfrentar os teus medos, és capaz de descobrir estratégias para superá-los e sem dúvida encontras paz. É libertador.
1. DETERMINA A CAUSA DA TUA ANSIEDADE
Se vives com medo, são as tuas ansiedades que conduzem a tua vida. Estás focada nas tuas preocupações, sem dares a devida atenção ao que se encontra por trás delas. Para parares de viver com medo, deves identificar qual a causa do teu sofrimento.
Pega numa folha e escreve todas as tuas preocupações, bem como quais as ações que podes pôr em prática para impedir que tais coisas se materializem. Por um momento faz uma autorreflexão para descobrires como parar de viver com medo.
2. RECONHECE QUE A VIDA ACONTECE PARA TI
A verdadeira compreensão e aceitação deste conceito é o primeiro passo para a satisfação, apreciação e realização. Quando acabas com o jogo da culpa e decides ser o mestre do teu próprio destino, as possibilidades que surgem tornam-se infinitas.
O motivo pelo qual é importante descobrir qual a causa da tua ansiedade não é arranjar desculpas para continuares a viver com medo. É ajudar-te a descobrires o teu poder sobre esses medos, para que não sejam eles a controlar. Identificada a causa, podes reescrever a tua história. Tens uma escolha: ou continuas a culpar as forças externas pelas tuas emoções, ou responsabilizas-te pela tua vida e aprendes a parar de viver com medo.
3. DEIXA-TE DE DESCULPAS
Tal como a culpa, as desculpas são um mecanismo de defesa que usamos para evitar enfrentar os nossos problemas. É muito mais fácil deixar de lado as nossas esperanças, desejos e sonhos quando temos desculpas: não há tempo suficiente, não tenho dinheiro nem recursos, tenho uma família, estou muito ocupada. E escondemo-nos atrás dessas desculpas, em vez de agir para avançar.
As desculpas são o nosso conforto quando vivemos com medo. Lembra-te, da próxima vez que uma desculpa surgir na tua mente, questiona-te: Estás onde queres estar? Ou estás a optar pelo familiar, pelo confortável? Vigia a tua mente.
4. ENCONTRA UM “PORQUÊ” PODEROSO
Se, na tua mente, não existe outra hipótese que não seja atingires o sucesso, se essa é uma necessidade absoluta, então nada mais importa. Tu farás o que for preciso para atingires o teu poderoso “porquê” sem medos, nem desculpas.
Até as pessoas mais bem-sucedidas sentem que às vezes vivem com medo. A diferença é que, em vez de permitirem que o medo controle a vida dos seus sonhos, elas depositam toda a sua energia e foco nos seus objetivos e visões, pois sabem que o preço a pagar se não o fizerem é muito alto. O verdadeiro medo é viver uma vida sem significado.
Tenta imaginar-te quando tiveres 70 anos a olhares para trás e a refletires sobre a forma como viveste a tua vida. Olha para a tua vida como se não tivesses atingido os objetivos a que te propões agora? Como é que isso afetou a tua vida? De que te arrependes? O que te faltou fazer? O que gostarias de ter feito? Ficaste com medo? Então usa-o para que ele te impulsione para o teu poderoso “porquê”.
5. ADOTA UM MINDSET DE CRESCIMENTO
As pessoas costumam desistir do que querem porque acreditam que os seus objetivos estão muito além das suas habilidades. Vivem com medo de seguir os seus sonhos e ambições. E então nem sequer tentam.
Já as pessoas consideradas bem-sucedidas não desistem na primeira adversidade. Tornam-se flexíveis, encontram novas estratégias. Continuam procurando uma solução. Trabalham mais e adaptam-se.
6. A DOR TRAZ VALOR
Não existe uma pessoa de sucesso no mundo que não tenha superado grandes obstáculos. As experiências mais dolorosas podem ajudar a refinar o que queres e o que não queres na vida. Fracasso, desilusão, podem ser usados para refletir sobre o que não funcionou em determinado objetivo que traçaste. E assim podes fazer ajustes.
Então, usa a dor para te conheceres melhor e perceber o que não funcionou e porquê que não funcionou. Não cedas ao medo, aprende a viver com ele.
7. CUIDA -TE
A postura que tu adotas influencia a tua confiança. Adota uma postura que te transmita poder e verás que viverás mais confiante e com menos medo.
Pratica exercício físico, ele reduz a ansiedade, a depressão e o medo. Faz caminhadas, ioga, anda de bicicleta. Medita. Pratica o silêncio. Elimina a cafeína e o álcool, pois estes são potenciadores de ansiedade.
Quando combinas o autocuidado físico e psicológico, encontras a receita para parares de viver com medo.
FALHAR É INEVITÁVEL. Aceita esta verdade, tu vais falhar. Muitas das vezes o sucesso encontra-se a seguir ao fracasso. Usa as tuas experiências de fracasso, rejeição, desilusão para te tornares resiliente e ajustares as tuas estratégias e abordagens da próxima vez. Estás em vantagem.
Com o mindset certo, podes mudar a tua história e dizer adeus à tua vida com medo.
Se estiveres pronta para viver sem medo, tens de decidir que os teus sonhos são mais importantes que o medo do fracasso. Decide hoje dominar os teus medos e torna-te na tua melhor versão.
(artigo inspirado em Anthony Robbins)
Artigos Relacionados
Leia outros Artigos
Sete Leis Espirituais do Sucesso
O sucesso na vida poderia definir-se como a constante expansão da felicidade e a progressiva realização de objetivos. O sucesso consiste na capacidade de realizarmos os nossos desejos com um mínimo esforço. Deepak Chopra Quando nos conhecemos e aceitamos e quando nos...
Resoluções de ANO NOVO
Uma resolução de ano novo é uma promessa que fazemos a nós próprios no início do ano, estabelecendo metas para começar a fazer algo benéfico ou parar de fazer algo prejudicial.
Hoje, sugiro que excluamos essas resoluções. Sugiro que paremos de nos preparar para falhar. Relembremo-nos do básico. Seja o que for que pensamos procurar, ficar em forma, mais paixão, mais vitalidade, mais dinheiro, o que verdadeiramente queremos é uma vida fantástica e abundante.
Qual o significado?
Qual a história que vais deixar guiar a tua vida? Neste momento tu tens o poder de decidir. E este momento pode mudar a tua vida para sempre. A vida acontece para ti. Todos os momentos acontecem para ti. Se queres atingir uma vida plena e completa não permitas que o que acontece no teu exterior molde o teu interior e por consequente molde a tua vida.
Esta é a verdadeira liberdade.