
Felicidade – Sonho vs Realidade
Sempre te imaginaste casada e com filhos até uma certa idade? Que terias uma evolução na carreira diferente da que tens hoje? Quais são as outras crenças que tens em relação ao modo como deveria ser a tua vida hoje? O que te tem impedido de alcançares o teu verdadeiro potencial? O que pode acontecer se deixares de te lamentar sobre o que não tens, e começares a ser grato pelo que já alcançaste? Como é que a gratidão te pode conduzir a criares a tua própria felicidade?

Deixa para trás o que não te faz falta e assim criarás espaço para toda a felicidade que vai aparecer no teu caminho. Esta é a derradeira fórmula da felicidade!
Embora possas não ter seguido o plano tradicional de livros de histórias para a tua vida, que inclui ir para uma escola de topo, conseguir um bom emprego, ter um bom ordenado, encontrar a pessoa certa, ter filhos e viver feliz para sempre, é provável que ainda te acredites que para seres suficiente precisas de atingir e colecionar uma quantidade enorme de coisas. Sentes que só depois de atingires determinada meta é que serás feliz. Esta crença limitante torna extremamente difícil a inovação em qualquer área da tua vida.
COMO ENCONTRAR A TUA PRÓPRIA FELICIDADE
Vivemos numa sociedade que dita que tu não és boa o suficiente se não fizeres algo realmente especial e único. Mas qual a definição de especial ou único? Porque é que elogiamos as celebridades e não os professores? Porque é que consideramos os pais que ficam em casa com as crianças meros cuidadores e não como agentes de mudança para um mundo melhor? Somos constantemente pressionados para fazer o que a sociedade espera que façamos em vez de seguir a nossa paixão. Quando seguimos a nossa paixão podemos criar uma vida repleta de significado para nós.
As expectativas que estabelecemos para nós próprias e para os nossos familiares tornam-se irrealistas e perigosas. Impedem-te de seres quem realmente és e de encontrares a tua própria felicidade. Apesar de ser importante ter sonhos e objetivos a atingir, é importante sermos flexíveis e não nos prendermos ao plano inicial que criamos para as nossa vidas. Não existe nenhum mapa mágico para seguirmos. Temos de criá-lo, ele é pessoal e intransmissível.
Pensa nisto: sempre que te sentires feliz com algo, significa que as tuas condições nesse momento correspondem ao teu projeto ou mapa que traçaste nessa área particular da tua vida.
Então, se a fórmula da felicidade é atender às tuas expectativas, o que te faz sentir infeliz? O que te cria dor, stress ou Frustração? A resposta está mesmo aí. Habitualmente associamos dor a fracasso. Em vez de tentarmos viver a nossa vida sem dor, temos de pegar nesse sofrimento e usá-lo como uma oportunidade de crescimento. Assim, tornas-te mais forte a aprendes a criar a tua própria felicidade.
Liberta-te do passado. Deixa para trás o que não te faz falta e assim criarás espaço para toda a felicidade que vai aparecer no teu caminho. Esta é a derradeira fórmula da felicidade
COMO CRIAR A TUA PRÓPRIA FELICIDADE
Onde estás agora neste momento e para onde querias ir no mapa que traçaste para a tua viagem é pouco relevante. Ainda podes criar a tua própria felicidade.
1. FAZ O QUE AMAS FAZER
É quase impossível encontrares a tua própria felicidade quando passas oito horas por dia num trabalho pelo qual não és apaixonada. Se estás insatisfeita no trabalho, este é o momento para encontrares um novo emprego ou uma carreira completamente nova. Mesmo que isso signifique voltar para a escola ou fazer um corte salarial, valerá muito a pena seguir tua paixão.
2. PÁRA DE TE COMPARAR
A tua vida é única. O teu mapa para a felicidade é único e intransmissível. Não esperes que os outros te digam como ser feliz. Não confies nas aparências. Não te concentres no que os outros têm e tu não tens, mas sim naquilo que precisas para criares a tua felicidade.
3. FAZ UMA LISTA
Quando estamos tristes, pode ser difícil nos lembrarmos do que nos fez felizes no passado. Da próxima vez que fizeres algo que lhe traga alegria, adiciona-o a uma lista. Consulta essa lista sempre que precisares de melhorar o teu humor.
4. RODEIA-TE DE QUEM TE FAZ FELIZ
É difícil criares a tua própria felicidade quando todos ao teu redor estão infelizes. Proximidade é poder. Tu serás como as pessoas com quem passas mais tempo. Então, escolhe pessoas positivas e solidárias para fazerem parte do teu círculo interno e será muito mais provável que encontres a tua própria felicidade.
5. ADOTA UM MINDSET DE GRATIDÃO
Se procuras o bem e o mal em qualquer situação ou pessoa, é provável que encontres. Então, para criares a tua própria felicidade, tens de procurar constantemente o bem e ser grato por ele. Esta simples mudança na tua forma de pensar influenciará diretamente o teu humor, relacionamentos e sucesso de forma positiva
6. FAZ ALGO PARA OS OUTROS
Dar um pouco do teu tempo, talentos ou dinheiro aos outros é um alimento pata a tua alma. Faz voluntariado, ajuda um amigo num momento difícil, elogia um estranho. O facto de proporcionares felicidade aos outros contribui diretamente para criares a tua própria felicidade.
7. TEM SEMPRE UM MOTIVO PARA OLHAR PARA A FRENTE
Saber que há uma recompensa no futuro ajuda a superar as situações mais desafiantes. Cria tua própria felicidade agendando as próximas datas de almoço com amigos, miniférias ou massagens relaxantes.
8. CRIA EXPERIÊNCIAS
Quando souberes o que realmente te traz alegria, planeia essa experiência e partilha-a com outras pessoas que tenham os mesmos interesses. Ter experiências agradáveis com os outros cria conexões significativas e ajuda-te a aproveitar mais profundamente as atividades que amas.
9. APRENDE A DIZER NÃO
Desenvolver limites saudáveis vai ajudar-te a encontrar a tua própria felicidade sem deixar que os outros o façam por ti. Antes de dizer sim às solicitações, pensa se é algo que tu realmente desejas fazer ou se está alinhado com teus valores. Caso contrário, declina educadamente.
10. RESERVA UM TEMPO PARA TI
Tu não podes criar a tua própria felicidade quando não te conheces profundamente. Coloca na agenda, que horas vais dedicar só para ti. Um banho quente semanal, uma noite com um filme favorito, uma aula regular de ioga, uma massagem semanal, meditação. Ao te conectares com as tuas necessidades internas obterás a energia que necessitas para ti e para dares aos outros.
Quando decidimos seguir a nossa paixão, criamos espaço para a felicidade. O caminho fica mais claro e os obstáculos que existiam até então, caem. E o mais importante é que independente do que aconteça na tua vida, tu és sempre mais do que esse momento. Escreve a tua história e torna-te no personagem principal.
Artigos Relacionados
Leia outros Artigos
Sete Leis Espirituais do Sucesso
O sucesso na vida poderia definir-se como a constante expansão da felicidade e a progressiva realização de objetivos. O sucesso consiste na capacidade de realizarmos os nossos desejos com um mínimo esforço. Deepak Chopra Quando nos conhecemos e aceitamos e quando nos...
Resoluções de ANO NOVO
Uma resolução de ano novo é uma promessa que fazemos a nós próprios no início do ano, estabelecendo metas para começar a fazer algo benéfico ou parar de fazer algo prejudicial.
Hoje, sugiro que excluamos essas resoluções. Sugiro que paremos de nos preparar para falhar. Relembremo-nos do básico. Seja o que for que pensamos procurar, ficar em forma, mais paixão, mais vitalidade, mais dinheiro, o que verdadeiramente queremos é uma vida fantástica e abundante.
Qual o significado?
Qual a história que vais deixar guiar a tua vida? Neste momento tu tens o poder de decidir. E este momento pode mudar a tua vida para sempre. A vida acontece para ti. Todos os momentos acontecem para ti. Se queres atingir uma vida plena e completa não permitas que o que acontece no teu exterior molde o teu interior e por consequente molde a tua vida.
Esta é a verdadeira liberdade.